..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Imunidade de rebanho é "uma idéia maluca. Loucura", diz Thor Dantas

Imunidade de rebanho é "uma idéia maluca. Loucura", diz Thor Dantas

"Teoria de Bocalom"

A declaração do candidato do PP à prefeitura de Rio Branco, Tião Bocalom, na TV5, de que todos "precisam pegar covid-19 para ficar imunizados" rendeu bastante polêmica.

Sem citar Bocalom, o médico infectologista Thor Dantas tratou a teoria do candidato, que se baseia na chamada imunidade de rebanho, como uma "loucura".

"Cuidado com ideias malucas. Elas podem ser muito perigosas", disse o médico em um vídeo veiculado nas redes sociais nesta sexta-feira (27) pedindo às pessoas que acreditem na ciência.

"Isso é muito grave. É uma loucura, na verdade. O que nós temos que fazer é exatamente o contrário disso. Se todo mundo pegar covid ao mesmo tempo o que vai acontecer é o chamado colapso. Vai ter muita gente doente ao mesmo tempo, mais gente do que os hospitais dão conta de atender e acaba morrendo por falta de leito, por falta de respirador, por falta de uma assistência adequada."

Thor citou o caso da Suécia, que adotou o "experimento", porém os casos de morte no país por covid-19 superaram os da Noruega e Finlândia.

"Não é garantia nenhuma de que a doença acabe por causa disso. Infelizmente há muitos lugares do mundo e também aqui no Brasil vivendo muitos casos na primeiro e também muitos casos agora. Na Suécia, que deixou todo mundo se infectar, morreu mais gente do que nos países vizinhos deles. E a doença não foi embora, ela continua agora. Tem ainda a possibilidade de a pessoa pegar mais de uma vez, uma segunda vez a covid, por isso temos que evitar pegar covid. O que nós temos é saber conviver com isso de uma forma inteligente, planejada."