A Prefeitura da Capital promoveu o 1º Workshop de Empreendedorismo Simplifica Rio Branco. O evento, realizado nesta segunda-feira, 1, no auditório da Fieac, teve como finalidade proporcionar maior agilidade e facilidade para os empreendedores locais, como as mudanças no arcabouço legal municipal, simplificando a abertura de negócios no município.
De acordo com a gestão, a ação contribuirá significativamente para o crescimento econômico de Rio Branco. A iniciativa é voltada para empresários, micro, pequenos e médios empreendedores, contadores, corretores, advogados, entre outros profissionais interessados no assunto.
"A importância desse evento é demonstrar e mostrar à população os avanços que a Secretaria de Finanças, a Secretaria de Infraestrutura, na verdade o que a gestão do prefeito Bocalom tem realizado para simplificar os negócios em Rio Branco. A gente apresentou a Lei de Liberdade Econômica, que foi aprovada no ano passado, e esse ano houve a regulamentação. Queremos deixar no conhecimento da população quais foram os avanços com essa lei, mostrar um pouco da tecnologia implantada em Rio Branco, que é o RBGEO, que é uma ferramenta onde a gente consegue fazer todo o monitoramento aéreo da cidade, fazer um planejamento aéreo da cidade, onde a gente consegue identificar onde são os gargalos para o crescimento e desenvolvimento da cidade para fazer um planejamento urbano melhor para todos os riobranqueses", frisou Wlillson Leite secretário, secretário municipal de Finanças.
Cid Ferreira, secretário de Infraestrutura e Urbanismo (Seinfra), destacou o espaço como o marco zero do Executivo municipal para todo o processo de desburocratização e simplificação dos serviços nas formalidades legais.
“Aquele empreendedor que ainda se encontra na informalidade, ele tem a Sala do Empreendedor para trabalhar à sombra da lei, para ter os benefícios que a lei traz para quem trabalha na formalidade. O empresário, o empreendedor vai encontrar num só canto todos os órgãos do município, como do Estado, que fazem a liberação, que fazem a regularização da empresa. Ali vai ter a Semeia, a Secretaria de Meio Ambiente, vai ter a Vigilância Sanitária, a própria Infraestrutura, e o Corpo de Bombeiro", destacou o gestor.
O prefeito Tião Bocalom falou sobre a importância de incentivar o empreendedorismo. “Desde quando chegamos à Prefeitura, o nosso projeto sempre foi esse: facilitar para que as pessoas trabalhem. Precisamos melhorar o ambiente de negócios e é isso que a nossa Prefeitura tem feito constantemente. Vejam quanto de avanço tecnológico nós tivemos e isso é o que a gente quer. Uma cidade moderna, uma cidade inteligente, uma cidade que desburocratiza, uma cidade que cria oportunidade para quem tem dinheiro possa investir e gerar emprego e renda”, concluiu o chefe do Executivo.
De acordo com a Prefeitura, a Sala do Empreendedor, localizada no prédio da Seinfra, antigo Mira Shopping, Centro da cidade, é um espaço físico que coloca à disposição das empresas e profissionais da área um local de suporte e orientação técnica.