O prefeito de Senador Guiomard, André Maia (PSD) disse em encontro dos governadores e prefeitos que o novo programa de investimentos em saneamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social-BNDES vai gerar qualidade de vida a população. O evento que ocorreu no Rio de Janeiro teve a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, presidente do BNDES, Gustavo Montezano e prefeitos.
No evento o presidente do BNDES, Gustavo Montezano destacou que os projetos do banco para atração de capital privado no saneamento em Estados e municípios preveem investimentos de R$ 61,7 bilhões ao longo dos próximos 35 anos. Desse montante, R$ 15,9 bilhões estão previstos para os primeiros cinco anos.
O presidente do BNDES que abriu o evento aos gestores Estaduais e Municipais afirmou que existem 100 milhões de pessoas sem acesso a saneamento básico. Montezano ressaltou também que não falta recurso para saneamento, há recurso para investir. "O que falta é vontade, organização política para fazer isso”, disse Montesano.
Para o prefeito André Maia, esse projeto do governo Federal vai garantir saúde e qualidade de vida a população. "Temos certeza que trabalhando afinado para garantir esses investimentos para nossos municípios, iremos garantir em um futuro próximo qualidade de vida a população", afirmou o prefeito.
Em discurso, o ministro Paulo Guedes, disse que o papel do BNDES é muito mais qualitativo, de escolher bons projetos sociais, ajudando governadores e prefeitos, do que ficar emprestando dinheiro para campeão nacional ou ideologia "amiga".
O projeto apresentado pelado ministro da Economia do Governo Federal e presidente do BNDES é garantir que mais de 100 milhões de pessoas tenham acesso ao saneamento no Brasil.