Em Glasgow, participando da COP26, o secretário de Estado de Meio Ambiente do Acre, Israel Milani, defendeu o fortalecimento do agronegócio sustentável. Durante encontro da Assembleia da Coalizão Under 2, representando o governador Gladson Cameli, Milani disse que a ideia é aumentar de 1 para 4 cabeças de gado em uma mesma área, já consolidada, usando tecnologias de ponta.
“Estamos tentando elevar para 4 cabeças por hectare para a gente poder utilizar as nossas áreas já consolidadas, para que não tenhamos mais que desmatar para chegar ao agronegócio sustentável. A piscicultura, nós temos um grande potencial. Toda área do Acre, temos o que mais necessita na piscicultura, que é a água. Nós conseguimos reter muita água e o Sol que traz oxigênio para o peixe”, disse o secretário.
Israel Milani pontuou que o Acre tem um dos sistemas de Cadastro Ambiental Rural (CAR) mais avançado do País. Das 53 mil propriedades, 16 mil já tiveram os cadastros analisados. “Isso nos permite fomentar a política pública correta. Nos permite ter um diagnóstico exato para podermos dar um passo seguinte”.
Ainda de acordo com o secretário, “o Acre vem investindo no manejo comunitário. “Temos mais de 180 hectares de manejo comunitário em pleno funcionamento. Hoje, o setor madeiro, de maneira legal, é o PIB número 1 do nosso estado. Isso nos dar muito orgulho”.