O vereador de Rio Branco Dr Jakson Ramos (PT) utilizou a tribuna da Casa nesta quinta feira, 9, para alertar sobre as últimas medidas adotadas pelo presidente da república, Jair Bolsonaro, que afetam milhões de Brasileiros e também as futuras gerações.
Jakson Ramos destacou o fim dos programas sociais, cuja extinção afeta diretamente o futuro dos jovens no país, especialmente a população mais pobre, que via nos programas sociais como Programa Universidade para Todos (Prouni) e o programa de Financiamento Estudantil (Fies) a única oportunidade para ter acesso ao ensino superior e salientou, ainda, a assinatura do decreto que banaliza o porte de armas no país, flexibilizando o acesso ao porte para diversos profissionais, mesmo contrariando, em parte, o que previa o Estatuto do Desarmamento.
A medida foi tomada por meio de decreto à revelia do Congresso Nacional e ainda corre o risco de ser considerada inconstitucional. “Você imagina onde o Brasil vai parar... Como é que um presidente da República, instituído da responsabilidade desse cargo toma todas essas medidas que vão de encontro a tudo aquilo que nós entendemos como é uma nação civilizada, destruindo a educação, os programas sociais construídos ao longo de vários governos e não só dos de esquerda, mas também os de centro-direita construíram muito nesse país, e aí um governo de extrema direita completamente irresponsável, despreocupado com o futuro do país toma todas essas medidas”, destaca Ramos.
Confira na íntegra a fala do vereador:
A reforma da previdência é mais uma das medidas tomadas pelo governo Bolsonaro e que - eu não tenho dúvidas - após a última medida tomada por ele, que é o decreto de liberação do porte de armas - que essa presidência da república é uma equipe que veio para levar o Brasil para as trevas.
Você imagina que um governo federal que destrói paulatinamente todos os programas sociais do país, impedindo jovens de ter acesso à universidade através de um FIES, Prouni (que não existe mais no Brasil), um governo que destrói um Pronatec, que diminui todas as verbas seja para as universidades federais, seja para o ensino básico, que incita a intolerância de gênero, faz a liberação do porte de armas, para quase toda a população brasileira, um país com quase 14 milhões de desempregados, um país que assassina 62 mil pessoas por ano, agora você ter em todas as ruas do país pessoas armadas e o pior, incitando os jovens, porque ele libera com esse decreto a presença de jovens nos clubes de tiros, então o seu filho adolescente está liberado e não precisa mais de autorização judicial para frequentar um clube de tiros, e o que é pior, libera também as armas que eram restritas às polícias federais, PRF e exército, que são as pistolas 9mm e .40, utilizadas pelas polícias militares dos Estados e Polícias Civis, imaginem que uma arma desse calibre é capaz de atravessar pessoas ou até entrar no motor de um carro. Imaginem o que Jair Bolsonaro está tentando fazer do Brasil, um país onde o índice de depressão só aumenta, assim como outros conflitos mentais, os conflitos da juventude (...) Um exemplo claro é o caso [de Suzano/SP] onde jovens entraram em uma escola e dispararam contra seus colegas. Você imagina onde o Brasil vai parar. Como é que um presidente da República, instituído da responsabilidade desse cargo toma todas essas medidas que vão de encontro a tudo aquilo que nós entendemos como é uma nação civilizada, destruindo a educação, os programas sociais construídos ao longo de vários governos e não só dos de esquerda, mas também os de centro-direita construíram muito nesse país, e aí um governo de extrema direita completamente irresponsável, despreocupado com o futuro do país toma todas essas medidas. Quando você começa a fazer um link dessas medidas, a redução de todos os programas sociais, o acesso à arma, o incitamento da violência, você consegue ter uma noção do que este ser humano veio fazer no nosso Brasil. Nós precisamos entender tudo isso que está sendo construido no país, precisamos divulgar isso e fazer com que a população entenda o risco que o país está correndo. Não podemos aceitar esse tipo de conduta de uma pessoa que recebeu a confiança do povo braisleiro para governar o país com a esperança de elevar os níveis sociais do país, e o que ele tem feito é a desconstrução de um país jovem ainda, porque temos apenas 500 anos de história. Trago esta fala para a reflexão dos vereadores de Rio Branco, da população acreana e do Brasil. Que nós possamos nos levantar contra essas atitudes tomadas pelo sr Jair Bolsonaro, que veio com a missão - e não tenho dúvidas - de destruir tudo aquilo de bom que as políticas públicas trouxeram para o Brasil nesses apenas 500 anos de história e com a juventude que temos, temos ainda muito a avançar.
Veja o vídeo AQUI.