O ex-prefeito de Senador Guiomard James Gomes sofreu mais um derrota junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/AC). Foi publicado no Diário Oficial da Corte de Contas na última sexta-feira, 24, a reprovação das contas de James Gomes referente ao exercício de 2015.
Os conselheiros acompanharam o voto do relator Ronald Polanco para abertura da Tomada de Contas Especial, ou seja, um procedimento mais direto, que visa levantar dados da gestão de James Gomes. Dos conselheiros presentes, apenas os conselheiros Dulcinéia Benício e Ribamar Trindade votaram contra a abertura.
No acórdão, ficou evidenciado que James Gomes não gastou os 15% de limite destinados à Saúde, entretanto infringiu a Lei Complementar 101/2000 ao gastar mais com despesa de pessoal. O limite máximo é de 60%, James gastou 67,72%.
Ainda ficou evidenciado que o ex-prefeito deixou de efetuar pagamentos relacionados a direitos trabalhistas como encargo patronal e FGTS. Pesa também uma dispensa de licitação na ordem de R$ 2.137.655,42. Também levantou-se que quase R$ 200 mil foram pagos à empresa privada sem a devida comprovação da finalidade pública.
Atualmente, James Gomes, que é esposo da senadora Mailza Gomes, trabalha como diretor na Casa Civil do Governo do Acre.