O deputado Jenilson Lopes comunicou aos colegas de parlamento nesta terça-feira, dia 09, durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa, que vai colaborar com os atendimentos médicos a pessoas com Covid-19 no Pronto-Socorro de Rio Branco e no Hospital Dr. Sansão Dantas, em Tarauacá.
Segundo o parlamentar, a situação das unidades de saúde é crítica e já há falta de profissionais qualificados aos atendimentos. Jenilson, que é médico infectologista, tem atuado gratuitamente no Pronto-Socorro, como publica nas redes sociais dele. Contudo, por ser deputado, está afastado do serviço médico.
“Queria aqui trazer a minha profunda preocupação com que está acontecendo. Nos últimos dias, um numero grande dos profissionais linha de frente do nosso estado, começou a padecer com a Covid-19. Hoje faleceu mais uma técnica. No sábado foi o Cláudio. O doutor Thor teve de viajar”, pontua.
Segundo Lopes, com os outros vários colegas de profissão internados e afastados do serviço, há uma necessidade de que outros profissionais atuem no apoio a essas unidades de saúde. Diante disso, explica que decidiu trabalhar, gratuitamente, nos hospitais e ajudar os pacientes.
“A partir de hoje, ate o final do mês, provavelmente de julho, irei me ausentar das sessão do Poder Legislativo. No momento que tiver algum projeto, alguma medida importante, me convoquem. Irei me apresentar. Já me convidaram no Pronto-Socorro, para ajudar a compor a escala de plantão”, comenta.
Jenilson vai se afastar por ofício, já que é médico, e terá as faltas às sessões justificadas por isso, sem ter desconto no salário mensal. “Irei me dedicar um pouco à minha função de médico tanto em Rio Branco, como no interior”, completou o parlamentar do PSB.