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POLÍTICA

Jenilson Leite apresenta anteprojeto que institui noções básicas da disciplina de agropecuária nas escolas rurais estaduais 

Jenilson Leite apresenta anteprojeto que institui noções básicas da disciplina de agropecuária nas escolas rurais estaduais 

O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB), vice-presidente da ALEAC, que além de médico, é técnico agrícola, apresentou um anteprojeto de lei nesta terça-feira (14) que institui noções básicas da disciplina de Agropecuária, como conceito a ser ministrado nas escolas públicas rurais do Estado do Acre.

A disciplina deverá ser ministrada nas escolas públicas rurais de ensino fundamental e médio no âmbito do Estado do Acre. Sendo que a implantação ficará a cargo da Secretaria de Estado de Educação.

A lei também define quais temas serão abordados na disciplina, no caso, de aprovação pelo plenário da Casa e a sanção do executivo. A elevação da escolaridade do jovem empreendedor no campo; o respeito as diversidades locais; a cooperação entre as diferentes esferas do poder público, o setor empresarial e os demais seguimentos da sociedade serão conteúdos que abordados pelos docentes. Ainda segundo a Lei, a promoção da inclusão social no meio rural também fará parte dos estudos no meio rural.

O projeto tem como objetivo a transformação de jovens em líderes empreendedores, com sensibilidade para identificar oportunidades de desenvolvimento profissional, familiar onde estão inseridos. Bem como estimular a elaboração de projetos produtivos, a serem desenvolvidos pelos jovens agricultores, como forma de viabilizar alternativas de trabalho e renda. E, ampliar as competências, conhecimentos e práticas que possibilitem a gestão empresarial agrícola, promovendo o empreendedorismo, a liderança, o cooperativismo, o planejamento e o uso de técnicas produtivas.

Jenilson Leite justificou que existem escolas que já funcionam nesse modelo em vários estados brasileiros, entre elas a Escola Família Agrícola (EFA) e Casas Familiares Rurais (CFRs), porém, apesar de todos estes fatores, e diante dessa necessidade de se empregarem metodologias e estratégias específicas para as comunidades do campo, alguns estados relutam em reconhecer a efetividade e a legitimidade da Pedagogia da Alternância. “Essa metodologia dá aos alunos a oportunidade de continuarem estudando enquanto ajudam seus pais nas tarefas agrícolas. A inclusão formal do método na atual legislação, virão a possibilitar que as escolas em áreas rurais tenham mais apoio do Estado, valorizando os alunos do campo”.