Com o anúncio da morte do técnico de enfermagem, Cláudio Araújo, vítima da Covid-19, neste sábado (6), o deputado e médico infectologista, Jenilson Leite (PSB) voltou a cobrar da Sesacre equipamentos de proteção individual (EPI) de qualidade. É possível observar que os EPIs utilizados pelos servidores do Pronto Socorro de Rio Branco são de fabricação caseira, de TNT.
Jenilson pediu urgência e providências ao secretário Alysson Bestene. Disse que muitos profissionais da Saúde estão com Covid-19 e aguardam uma vaga em UTI, “um verdadeiro drama!”, escreveu. Ele teme que haja um colapso no sistema caso os profissionais sigam se contaminando com o vírus.
“Peço ao Secretário de Saúde do Estado URGÊNCIA e PROVIDÊNCIA na aquisição de: EPIs de qualidade, pois temos muitos profissionais se infectando devido EPIs inapropriado. Medicamentos para Covid, para sedação e equipamentos de apoio. Recursos humanos, muitos médicos, enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas estão chegando no seu limite.
Jenilson Leite também enviou um recado à população. “Se cuidem, usem máscaras, fiquem em casa, se nossos servidores seguirem morrendo, certamente muitas pessoas morrerão em casa sem atendimento nenhum”.
E encerra questionando novamente o governo do Estado sobre a necessidade da abertura de um ambulatório para a Covid-19 no INTO.
“Quando vocês vão abrir o ambulatório e mais vagas para internação e ajudar mais o Pronto Socorro? Que dias melhores possam vir!”, desabafa o parlamentar.