..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Jesus Sérgio convoca audiência pública para Aneel explicar aumento da tarifa de energia elétrica

Jesus Sérgio convoca audiência pública para Aneel explicar aumento da tarifa de energia elétrica

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou durante a sua última reunião ordinária, o requerimento de autoria do deputado federal Jesus Sérgio (PDT), que requer a realização de audiência pública com a presença da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e do Ministério de Minas e Energia, para tratar sobre o acionamento das usinas termoelétricas e cobrança da tarifa vermelha, patamar 2, agora no mês de junho.

O Governo Federal anunciou nos últimos dias que a conta de energia elétrica do brasileiro ficará mais cara. O governo afirmou que sem chuvas nas principais regiões do país, o cenário de reservatórios abaixo dos níveis esperados para o período causa prejuízos à produção de energia pelas hidrelétricas e acionou o funcionamento da produção de energia pelas termoelétricas, que tem um custo maior na produção de energia.

No entanto, esta notícia da bandeira tarifária vermelha patamar 2 preocupa as famílias brasileiras em meio ao pior momento da crise econômica, com desemprego e perda de renda familiar, em grande parte causada pela pandemia do coronavírus. Por isso, o deputado Jesus Sérgio quer debater este assunto que atinge diretamente a renda das famílias acreanas.

“A audiência pública tem o objetivo de debater com o Ministério de Minas e Energia e com a Aneel a necessidade de acionamento das termoelétricas neste momento em que a produção industrial e de serviços ainda é baixa por conta da pandemia e isso faz com que não tenha tanta demanda no consumo de energia elétrica. E, também é imprescindível que o MME informe sobre os investimentos que estão sendo feitos pelo governo federal para a produção de energia eólica, fotovoltaica e outras energias limpas que podem substituir as termoelétricas nos próximos anos. Além disso, é preciso ainda que a Aneel informe as regiões impactadas pela autorização de cobrança da bandeira vermelha”, ressaltou Jesus Sérgio.