..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Jesus Sérgio entra na mira de Carlos Lupi e pode ser expulso do PDT por votar a favor da reforma de Bolsonaro

Jesus Sérgio entra na mira de Carlos Lupi e pode ser expulso do PDT por votar a favor da reforma de Bolsonaro

O deputado federal Jesus Sérgio (PDT/AC) pode ser expulso do PDT por ter votado a favor da Reforma da Previdência, proposta pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). Ele e mais sete deputados do Partido, incluindo a deputada federal Tabata Amaral (PDT/SP), votaram contra a decisão do Partido, que fechou acordo de votar contrário à Reforma.

A garantia de punição foi dada pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Conforme publicou o jornal Folha de S. Paulo, Lupi disse que os inconfidentes serão punidos com base no estatuto partidário. Ele não revelou de imediato se irá expulsar os parlamentares, mas disse que “teriam as sanções previstas no estatuto”, que vai desde advertências à expulsão.

Em outro trecho, Carlos Lupi disse que o PDT havia fechado questão sobre o assunto desde março deste ano. Mas, que uma semana antes da votação da Previdência na noite de ontem, 10, foi procurado por um grupo entre cinco ou seis deputados pedetistas que demonstrou a ele a intenção de votar a favor da Reforma imposta pelo governo.

Procurado, o deputado Jesus Sérgio (PDT/AC) informou, por meio de sua assessoria, que não iria se pronunciar a respeito do seu voto. A matéria ainda passará por uma segunda votação para ser encaminhada ao Senado Federal. Caso haja mudanças no Senado, o texto retorna à Câmara dos Deputados.

A deputada federal, Perpétua Almeida do PCdoB, foi a única parlamentar do Acre na Câmara a votar contrária à Reforma da Previdência. Ela classificou a iniciativa como um desmonte nas aposentadorias promovida pelo governo de Bolsonaro.