..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Jesus Sérgio ouve pesquisadores para definir legislação de exploração dos meteoritos que caem em solo brasileiro

Jesus Sérgio ouve pesquisadores para definir legislação de exploração dos meteoritos que caem em solo brasileiro

O deputado federal Jesus Sérgio (PDT) realizou nesta quinta-feira (01), uma audiência pública na Comissão de Minas de Energia, para debater o projeto de lei em que é relator, que dispõe sobre a propriedade de meteorito (pedaços de rocha e metal de asteroides) que atinge o solo brasileiro.

É cada vez mais frequente a queda de rochas em território brasileiro vindas do espaço e atualmente não existe uma regulamentação sobre o assunto, o que deixa as pessoas que encontram um meteorito sem saber o que fazer com a comercialização da rocha.

WhatsApp_Image_2022-06-02_at_08.04.42-2.jpeg

Muitos vendem a preços muito baixos para contrabandistas, que conseguem verdadeiras fortunas no exterior. O objeto pode valer de alguns reais a até milhões, dependendo do material que o compõe e do seu tamanho. Além disso, é muito importante para a ciência, que busca nessas rochas informações sobre a origem do universo e do nosso planeta.

E pelo projeto relatado por Jesus Sérgio, passa a ser considerado proprietário do meteorito o dono do imóvel em que cai. Nesse caso, ele poderá vender para colecionadores ou compradores internacionais ou até ao próprio governo brasileiro, recompensando o proprietário do imóvel mediante valor acordado entre as partes, considerando o valor praticado no mercado nacional ou internacional.

WhatsApp_Image_2022-06-02_at_08.04.42.jpeg

A recompensa financeira e regras claras entre compradores e vendedores vão servir de incentivo para que pessoas descubram novos meteoritos, o que será bom para os proprietários, ao país e para as descobertas científicas.

Participaram da audiência especialistas e professores universitários que pesquisam meteoritos no Brasil.

“Todos os expositores trouxeram contribuições valiosas para este tema ainda embrionário no Brasil, mas que está ficando cada vez mais comum e ganhando importância cada vez maior. Por isso a necessidade de criar uma legislação que seja boa para todos”.