O deputado federal Jesus Sérgio esteve nesta quinta-feira (29) reunido com o secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Saggioro, para solicitar a liberação de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).
Os recursos serão destinados a melhoria da infraestrutura dos aeroportos regionais do Acre, principalmente os dos municípios isolados.
Na reunião, o secretário Ronei Saggioro afirmou que os aeroportos de Marechal Thaumaturgo e Tarauacá já estão dentro do planejamento de obras do órgão.
Segundo Saggioro, as obras do aeroporto de Thaumaturgo serão iniciadas em breve com previsão de entrega no primeiro semestre de 2020.
No aeroporto de Marechal Thaumaturgo será construído um terminal de passageiros e terá melhorias na pista.
Já o aeroporto de Tarauacá receberá equipamentos para iniciar a operação noturna. Ainda de acordo com secretário de Aviação Civil, o aeroporto terá melhorias na sinalização, construção de cercas e a implementação do balizamento noturno.
“O Acre é um estado que precisa de investimentos no setor, pois temos municípios isolados que só chega pelo meio aéreo ou por rios. E a nossa população sofre com as dificuldades de logística e o alto preço das passagens para locomoção até municípios do Estado”, destacou o parlamentar.
Investimentos em 2020 - Ronei Saggioro também garantiu que o aeroporto de Porto Walter entrará no cronograma de obras da Secretaria em 2020. E os aeroportos de Santa Rosa do Purus e Jordão ainda deverão passar por um processo de homologação, para poder receber recursos públicos e aprimorar a sua estrutura.
Convite - Ainda durante o encontro, o deputado Jesus Sérgio convidou o secretário de Aviação Civil, Ronei Saggioro, para participar de uma audiência pública, que será realizada por sugestão do parlamentar do Acre, na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados, que debaterá o desenvolvimento da aviação regional na região Norte. A audiência ocorrerá no dia 1º de outubro, às 14h.
“Vivemos um momento onde estamos pagando um valor muito alto pelas passagens aéreas, nós acreanos já estamos sofrendo há algum tempo, então, é extremamente importante que possamos debater e encontrar soluções que beneficiem o setor de transportes do Acre”, afirmou o deputado.