O ex-senador Jorge Viana condenou o projeto de extinguir o Parque Nacional da Serra do Divisor, no Vale do Juruá, proposta apresentada na Câmara Federal pela deputada Mara Rocha (PSDB), que tem ligação com a pecuária. A proposta repercute negativamente desde o final da semana passada.
A ideia da deputada é extinguir a legislação que torna a área Parque Nacional, transformando o espaço numa Área de Proteção Ambiental, o que possibilitaria, por exemplo, a construção de uma rodovia entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa, a criação de gado e, ainda de edificações como residências. Tudo que hoje é proibido.
“Se tem um jeito de a integração que a gente sonha não sair, e a estrada também não acontecer, é uma proposta como essa. Essa pra mim é a pior inimiga. O mundo mudou. O Acordo de Paris, assinado por 190 países em 2015, vai entrar em vigor agora esse ano. Isso tem que ser melhor usado, do ponto de vista econômico”, analisa Viana.
A rodovia diminuiria o acesso de Cruzeiro do Sul ao oceano Pacífico, conta com o apoio do governador Gladson Cameli (PP) e do governo federal. Em novembro, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou, via nota do governo acreano, que está em andamento um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para a obra.
“Vocês viram o Fórum de Davos: O que estão discutindo lá agora? Um jeito de a economia mundial se voltar para a questão ambiental da sustentabilidade. Eu espero que os políticos do Acre trabalhem pela integração, fortalecendo a que já fizemos, mas especialmente ajudando na integração de Cruzeiro do Sul, mas trabalhando dentro da lei”, completa.
O interesse também ocorre do lado peruano. No último dia 18, o jornal Gestión informou que haverá um encontro empresarial binacional sobre o assunto em Pucallpa e que existe a possibilidade da presença do presidente Jair Bolsonaro.
O PARQUE - Criado em 1989, o Parque Nacional da Serra do Divisor tem 837 mil hectares (pouco mais de cinco municípios de São Paulo). Segundo Peres, é a única unidade de conservação brasileira de proteção integral pré-andina, apresentando uma transição entre a fauna e flora andinas e da Amazônia baixa.