As declarações do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Jorge Viana, durante evento em Pequim, na China, de que os problemas ambientais estão relacionados com a produção de grãos e a pecuária no Brasil não foram aceitas por defensores do agronegócio brasileiro.
O coordenador de Relações Internacionais da Frente Parlamentar Agropecuária, senador Alan Rick, afirmou que é “inaceitável termos numa posição tão estratégica alguém que jogue contra um dos maiores setores da economia do Brasil”.
“Na reunião de hoje da diretoria da FPA, o assunto foi colocado em discussão, para tomarmos medidas cabíveis, entre elas convocação para prestar esclarecimentos ao Congresso Nacional. Como Coordenador de Relações Internacionais da Frente Parlamentar da Agropecuária, fiquei chocado com esse posicionamento do chefe da agência responsável por fomentar nossas relações comerciais com outros países. É inaceitável termos numa posição tão estratégica alguém que jogue contra um dos maiores setores da economia do Brasil.”
O discurso de Viana foi proferido durante uma programação com a participação de representantes de grandes empresas do agro nacional e executivos chineses. Principais compradores da produção brasileira estavam presentes.
“Nós, brasileiros, deveríamos parar de dizer fora do Brasil que o país não tem problema ambiental. Nós temos. Faz muito tempo”, declarou o presidente da Apex no evento.