O ex-senador Jorge Viana (PT) elogiou o trabalho da Defesa Civil Estadual no atendimento às famílias atingidas pelas águas dos rios Jordão e Tarauacá, no município de Jordão. Jorge Viana destacou que é importante o apoio tanto do governo estadual quanto federal no socorro aos prefeitos.
“Essa hora de união e solidariedade, fico feliz em saber que a equipe da Defesa Civil do estado já está trabalhando e ajudando as famílias desde ontem. É muito importante que as autoridades estaduais e federais possam apoiar o prefeito e socorrer o povo do nosso querido Jordão”, disse Jorge Viana.
O ex-senador, que já governou o Acre por dois mandatos, disse que a preocupação agora é com Tarauacá, isso porque as águas dos principais afluentes dos rios Tarauacá e Muru devem atingir a cidade em breve.
“Fiquei muito preocupado em saber que Seu Bibiu, do Novo Porto na cabeceira do Rio Muru, também vive um período de muita chuva e cheia. Somando o Rio Muru, Rio Tarauacá e Rio Jordão é possível que Tarauacá também enfrente dificuldades nos próximos dias”, pontua.
Jorge Viana pediu uma revisão nos planos de contingência. Segundo ele, as mudanças climáticas atingem diversas regiões que antes não se tinham notícias de enchentes como é o caso da Bahia e Minas Gerais.
“Eu que, quando senador, presidia a comissão de Defesa Civil, acho que mais do que nunca todos os planos de contingência precisam ser refeitos, porque os eventos de mudanças climáticas já alcançaram diversas regiões do Brasil, na Bahia, São Paulo, Minas Gerais, e agora o Rio de Janeiro com a tragédia em Petrópolis, e aqui na Amazônia vamos passar por tempos difíceis. Que Deus ajude a população que está sofrendo maior dificuldade nessa hora e que todos possam ser solidários. Espero que as autoridades também deem conta desses desafios”, destacou.