O presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana, lamentou a morte do músico e maestro João Donato, ocorrida nesta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro (RJ). Ele disse que Donato se tornou “um grande amigo” e era “um apaixonado pela nossa terra”, o Acre.
“Tenho muito orgulho de ter convivido com ele nestes últimos anos e estou aqui para lamentar essa perda e dar um abraço na Ivone que cuidou tanto dele, dos familiares e amigos”, disse Jorge Viana.
Ao se referir diretamente a João Donato, o ex-senador acreano disse que “algumas pessoas deveriam ficar aqui para sempre!”. Ele disse o músico e maestro “inventou a musicalidade da floresta, um dos instrumentistas/compositores mais importantes da música brasileira”.
“Como dizem no Acre, João era acreano do ‘Pé Rachado’. Neto do Cel. João Donato, que lutou na Revolução Acreana, e filho do Capitão João Donato, que foi o primeiro aviador acreano, nosso querido João Donato se tornou um dos expoentes da música brasileira a partir do final dos anos 50, no Rio de Janeiro. Junto com Tom Jobim, Vinicius de Moraes, João Gilberto e outros grandes nomes, ele criou uma música genuína que conquistou o mundo, elevando a música brasileira a um novo patamar de respeito”, escreveu Viana.
E reforçou, ao lembrar do amigo: “Tive o prazer de desfrutar da sua amizade. Viajamos juntos para a aldeia Yawanawá e compartilhamos tantos momentos de música (sempre admirando seu talento único e inigualável). Que seu exemplo seja reconhecido, que sua obra seja sempre admirada, pois é eterna. E que João, mesmo indo embora, siga vivendo no canto dos pássaros, nas sombras das árvores e nos rios que fluem num balanço calmo, sereno e infinito”.