Engenheiro florestal por formação e um dos nomes mais importantes da agenda ambiental no País, relator inclusive do novo Código Florestal no Senado, o ex-senador Jorge Viana (PT/AC) participa hoje, às 16 horas (horário de Brasília) de um bate papo virtual com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes; a ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; e o fotógrafo Sebastião Salgado.
A transmissão será feita pelo canal Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Jorge Viana faz parte do corpo docente do Instituto, um dos mais conceituados nas áreas de economia, direito e administração pública e tem como sócio-fundador o ministro Gilmar Mendes.
O tema para o momento é o desafio da agenda ambiental em tempos de pandemia do novo coronavírus. A conversa é organizada pelo grupo de estudo “Direito em tempos de Covid-19”.
Em seus governos (1999-2006), Jorge Viana implantou o conceito de florestania, que tinha como balizamento o fortalecimento de políticas públicas preservacionistas e um olhar diferenciado para os povos da floresta.
Assunto é importante
Enquanto as atenções estão voltadas para o combate ao novo coronavírus, outras áreas como a ambiental sofrem desgaste com a baixa fiscalização e a interferência direta do Planalto sobre os órgãos de fiscalização. Em Roraima, por exemplo, garimpeiros e grileiros têm se aproveitado do momento para invadir terras públicas, colocando em risco o equilíbrio dos ecossistemas e das populações tradicionais, sobretudo, os indígenas.
Além disso, a troca de diretores do ICMBio e do Ibama pelo governo federal após ações de combate à grilagem de terras e a exploração ilegal de garimpo deixam evidentes o desmonte que a pasta ambiental sofre no governo Bolsonaro.