A cerimônia de diplomação dos 24 jovens parlamentares, representando suas respectivas escolas, foi realizada nesta sexta-feira (2) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). A solenidade contou com a presença de parlamentares, da presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC), desembargadora Regina Longuini e de representantes da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE).
A resolução que criou o Jovem Parlamentar Acreano (JPA) foi uma proposta do deputado Daniel Zen (PT) e torna deputados-mirins adolescentes de comportamento exemplar em suas escolas, que foram eleitos pelos próprios colegas, num universo de 189 candidatos. O Programa que já está em sua 2ª edição, foi inspirado em programas similares que ocorrem em âmbito federal.
O objetivo é inserir os jovens em palestras e debates sobre o que compõe os trabalhos legislativos, oportunizar o aprendizado sobre ética e promover a discussão acerca da participação cidadã e política, na busca de atender anseios da comunidade, de observar os problemas e levar à Casa do Povo suas proposições.
Os estudantes escolhidos vivenciarão os trabalhos de um parlamentar estadual por quatro meses, aprendendo sobre o funcionamento das sessões ordinárias e solenes, comissões, audiências públicas, elaboração das proposições e processo legislativo.
Ao dar início à solenidade, o presidente do Poder Legislativo, deputado Nicolau Júnior (PP), destacou a importância do programa. “Tenho um carinho grande por este programa. Essa é uma oportunidade única que os alunos de escolas públicas terão de poder vivenciar todo o processo dos trabalhos legislativos, será de fato uma experiência única para cada um deles. Meu desejo é que eles aproveitem cada minuto desse processo”, enfatizou.
Após a diplomação dos parlamentares mirins, Nicolau Júnior passou a palavra à jovem parlamentar Adriana de Souza Lima. Ela parabenizou todos os envolvidos no programa. “É uma honra para mim estar aqui hoje. Estou muito feliz de ter sido diplomada e de poder como parlamentar mirim representar a minha escola Heloisa Mourão Marques. Gostaria também de agradecer a todos os envolvidos neste projeto incrível, nós teremos a oportunidade de ter voz e de exercer de fato a nossa cidadania. Acredito demais em jovens protagonistas, e é dessa forma que atuaremos nesta casa”, enfatizou.
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Regina Longuini agradeceu ao presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior pelo apoio e importância dados à segunda edição do Programa Jovem Parlamentar Acreano. Ela também desejou sorte aos estudantes que foram diplomados.
“Estamos na segunda edição do Programa e vamos ajudar na formação política e cidadã desses jovens que serão nossos semeadores da cidadania. Aos jovens que hoje foram diplomados, peço que interiorizem as palavras motivacionais que ouviram hoje, pois vocês farão a transformação no mundo”, pontuou.
Marcio Matos Mourão, Diretor de Planejamento da Secretaria de Estado de Educação, na solenidade representando o secretário da SEE, professor Mauro Sérgio, destacou a importância da parceria da Aleac e do Tribunal Regional Eleitoral para a execução do programa. “Esse projeto é incrível, é um projeto cidadão. Quero parabenizar todos os envolvidos e saudar os nossos jovens parlamentares mirins. O meu desejo é que na próxima edição tenhamos uma maior representatividade feminina, as mulheres precisam participar mais nas escolas, o parlamento precisa delas. No mais, quero me colocar à disposição, contem com a gente sempre”.
Os parlamentares mirins assistiram ainda a uma palestra motivacional com o tema “Seu lugar no mundo” realizada pela fonoaudióloga Gabriela Lima. “Quando eu soube deste projeto e vi que uma das etapas envolvia a elaboração de um projeto de lei, fiquei mais encantada ainda. Esses estudantes que agora se tornaram jovens parlamentares terão de fato a oportunidade de fazer a diferença não só na escola, mas no mundo. Essa é a chance que esses alunos terão de realmente mostrar o seu talento, de se posicionar no mundo, e isso é incrível”, salientou a palestrante.
Com os jovens parlamentares diplomados, o presidente Nicolau Júnior nomeará uma Comissão Executiva composta por servidores e deputados, encarregada de implementar todos os procedimentos necessários para a realização das sessões do JPA, no Poder Legislativo.
Nesta segunda edição do JPA, como a maioria desses jovens são pessoas de baixa renda e muitas vezes deixam de participar das reuniões na Aleac, cada deputado estadual adotará um aluno, dando-lhe uma contribuição mensal para ajudar com o lanche e o transporte coletivo, enquanto durar o mandato do Jovem Parlamentar. A escolha foi feita através de um sorteio que foi realizado no centro do plenário na presença dos deputados e dos parlamentares mirins eleitos.
O que os deputados disseram:
Nenem Almeida
“Vocês jovens são a mudança que o mundo precisa. Vocês podem fazer essa transformação. O desejo do coração de cada um é que todos possam ter a oportunidade de evoluir, crescer como pessoa e profissionais. Não esqueçam de uma frase famosa que diz: Quem não gosta de política é governado por quem gosta. ”
Roberto Duarte (MDB)
“Cumprimento os jovens parlamentares que foram eleitos para representar a juventude acreana. O diploma que receberam hoje é muito importante, ele traz uma responsabilidade a vocês.
Jenilson Leite (PCdoB)
“É uma honra ver tantos jovens interessados na política, porque nos últimos tempos essa área vem sendo muito hostilizada, no entanto, numa sociedade organizada tudo se resolve no âmbito político. Desejo boa sorte aos estudantes diplomados e que vocês obtenham o máximo de aprendizado. ”
Wagner Felipe (PR)
“Meu desejo é que esses jovens parlamentares mirins aproveitem ao máximo essa experiência. Tenho certeza de que será um aprendizado e tanto para cada um deles. Todos têm o direito de participar da política”.
Fagner Calegário (PV)
“Não é fácil, mas acredito que vocês aceitaram esse desafio e é por isso que estão aqui hoje. Aproveitem esse momento para que um dia possam de fato assumir uma cadeira nesta casa, na câmara federal, no senado. Contem comigo durante esse tempo que vocês vão ficar aqui, sejam bem-vindos”.
Antonia Sales (MDB)
“Quero dizer aos parlamentares mirins que eles estão aqui para engrandecer os trabalhos deste poder. O termômetro dos problemas da nossa sociedade são exatamente os reclames da nossa população, é sobre isso que vocês vão ter que se manifestar. Nós fomos eleitos para representar a população, e é pela justiça e o bem-estar social que nós temos que lutar nesta casa. Vocês estão aqui para fazer a diferença”.