A secretária de Estado de Meio Ambiente do Acre, Julie Messias, participa nesta terça-feira (14) do encontro Integração Multinível e Multisetorial para o Avanço da Política Climática no Brasil, da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).
A reunião acontece em Brasília e participam a secretária adjunta de Meio Ambiente, Renata Souza e o diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre, André Hassem. A deputada federal Socorro Neri (PP/AC) também está participando dos debates.
Julie Messias comentou sobre a participação do Acre no encontro. “Sobre a contribuição para mitigação dos impactos climáticos, o Acre segue na vanguarda das discussões pelo avanço das suas políticas que buscam conciliar produção e conservação, considerando a eficiência dos sistemas produtivos de baixas emissões. Mas, olhando agora para frente, nossos próximos passos são para fortalecer a governança participativa, garantindo que nossos povos indígenas e povos e comunidades tradicionais estejam inseridos nas discussões dos marcos das políticas e programas do Estado. Já iniciamos com a nomeação da Nedina, na Diretoria de Políticas Indígenas da Semapi. Estamos no começo das discussões para a elaboração do Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa, do desenvolvimento da bioeconomia, de meios para garantia da eficiência energética, dos planos de resíduos sólidos, do fomento às cadeias produtivas e outros”.
E acrescentou Julie Messias: “Temos um longo caminho pela frente, mas com o apoio do Governador, Gladson Cameli, e a união do sistema de meio ambiente e Produção, Semapi, Imac, e Seagri - com o corpo técnico que temos - acredito que iremos consolidar essas agendas”.
Messias disse ao Notícias da Hora que também se reuniu com secretários de Meio Ambiente que compõem o Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, o qual ela preside. A reunião teve como pauta a atualização do plano de trabalho do Fórum. Em abril, o Acre vai sediar a reunião do Fórum. A ideia é integrar os estados por meio de intercâmbios.
Os ministros Carlos Fávaro, do Ministério da Agricultura, e Lúcia Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Santos, também participam. O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, representa a ministra Marina Silva, internada ontem com suspeitas de malária.