A secretária de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Julie Messias, vai presidir o Fórum de Secretários do Meio Ambiente da Amazônia Legal. A eleição dela ocorreu na última quinta-feira (26), em Brasília, após reunião de membros do Fórum, com participação junto ao Comitê Diretivo da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force).
Rayssa Queiroz, secretária de Meio Ambiente do Maranhão, assumirá a vice-presidência. A permanência delas no cargo tem prazo de um ano.
De acordo com Julie Messias, que tem ampla experiência na área ambiental, sendo inclusive secretária junto ao Ministério do Meio Ambiente no governo passado e participado da organização do Brasil na COP-15, no Canadá, e da COP-27, no Egito, a ideia é estabelecer uma ligação entre os estados que promovam o desenvolvimento regional, sem perder de vista a preservação dos ecossistemas.
“Aceitei a indicação, pois acredito na atuação em conjunto, especialmente frente aos desafios comuns que temos. Juntos estaremos em busca de mecanismos que gerem conservação e desenvolvimento para nossas florestas e povos. Estabelecemos uma ferramenta de aproximação, atuamos como unidade, embora tenhamos particularidades distintas e visões políticas de contextos diferentes”, disse Messias.