..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Justiça Eleitoral do Acre adota medidas contra fake news, proposta feita por Daniel Zen

Justiça Eleitoral do Acre adota medidas contra fake news, proposta feita por Daniel Zen

Em encontro com os candidatos à prefeitura de Rio Branco, nesta terça-feira, 29, o juiz eleitoral da 9ª Zona, Giordane de Souza Dourado, apresentou proposta contra desinformação no período eleitoral. O juiz confirmou que a ideia surgiu após uma conversa com o candidato e deputado estadual Daniel Zen.

"Quero propor aos meus colegas pré-candidatos a Prefeito de Rio Branco um "Pacto contra Fake News". Sugiro assinarmos um documento e, se possível, contratarmos, coletivamente, um serviço confiável de fact-checking que possa atender a todos", escreveu Zen, no último 12 de setembro, em seu Twitter.

Giordani explicou que a proposta conta com o aplicativo TSE Pardal, que receberá as denúncias e tem orientações. O juiz afirmou também que foi feito um convênio com os aplicativos de redes sociais, o que dará agilidade para a análise das notícias falsas. Todos os candidatos assinaram o compromisso, e foi reafirmado que divulgar notícias falsas é crime e pode impugnar a candidatura.

"Estou muito contente que a Justiça Eleitoral adotou uma proposta nossa, que vai ser muito importante para termos uma campanha com boas propostas para Rio Branco. A verdade é sempre o melhor caminho!", afirmou Zen no encontro realizado hoje, na sede da Polícia Federal.