Um total de 4 mil eleitores do Vale do Juruá estão com os títulos cancelados, e devem fazer a regularização até o dia 06 de maio, que é quando se encerra o prazo de atualização dos dados. Neste ano acontece a eleição para escolha de prefeitos e vereadores é necessário que todos estejam aptos a exercer o direito do voto.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em 2019 ocorreu uma revisão do eleitorado. É provável que os eleitores que não fizeram a atualização da biometria na cidade já estejam com o título cancelado. Isso impacta diretamente na vida do cidadão, já que o voto no Brasil é obrigatório.
Segundo o chefe da 4ª zona eleitoral, Bejamim Junior, existem inúmeras implicâncias para o eleitor que não regularizar o título e consequentemente não votar. Segundo ele, é importante que o eleitor que encontra-se inadimplente compareça com antecedência no local para regularizar.
“É importante que compareçam ao cartório e façam sua regularização. É até o dia 06 de maio, sendo importante comparecer com antecedência. Quem não compareceu teve o título cancelado. Com o título cancelado não pode votar, e não consegue a quitação eleitoral”, explicou.