..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Justiça indefere pedido de Zequinha para suspender resultado da pesquisa AR7, que aponta Fagner na liderança

Justiça indefere pedido de Zequinha para suspender resultado da pesquisa AR7, que aponta Fagner na liderança

O juiz eleitoral da 4ª Zona Eleitoral, Marlon Martins Machado, indeferiu o pedido impetrado pelo candidato Zequinha Lima (Progressistas) para a suspensão da pesquisa eleitoral feita pelo Instituto AR7- Pesquisa de Opinião e Consultoria Estatística e publicada no dia 29 de outubro. A referida pesquisa apontou uma liderança de Fagner Sales (MDB) rumo à Prefeitura de Cruzeiro do Sul.

O magistrado entendeu que “os argumentos utilizados partem de ilações e suposições infirmadas acerca da capacidade da empresa de realizar várias pesquisas ou os custos dos serviços contratados”.

Zequinha Lima argumentou junto ao Ministério Público Eleitoral que haviam outras pesquisas registradas em Santa Catarina pela mesma empresa, com valores de execução diversos aos aplicados em Cruzeiro do Sul. E questionou também a capacidade técnica de realizar o levantamento no tempo estipulado. A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 28 de outubro e ouviu 720 pessoas.

Marlon Machado entendeu ainda que a publicação da pesquisa não causa dano ao resultado das eleições, embora reconheça a influência sobre o ânimo do eleitor. Entretanto, destaca que “o edital de registro da referida pesquisa foi devidamente publicado pela Justiça Eleitoral”, sendo que Zequinha Lima ficou inerte ao fato, só vindo a questionar a referida quando da divulgação do seu resultado, que no caso foi contrário a ele.

Na pesquisa do Instituto AR7, Fagner Sales lidera a intenção de votos no levantamento estimulado, com 33,75%. Zequinha Lima aparece em segundo lugar com 27,78% e Adônis em terceiro com 15,42%.