A iniciativa da Assembleia Legislativa do Acre, de aprovar o projeto de lei de autoria do deputado Chico Viga (PDT), que obriga o Estado a colocar nas escolas detectores de metais, é citada em um levantamento feito pela Folha de São Paulo.
O projeto prevê a implantação em um prazo de até 180 dias. A iniciativa da Assembleia acreana é semelhante a outras 101 propostas apresentadas pelas assembleias legislativas de todo o País e pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.
De acordo com a Folha, “a maioria dos projetos propõe a instalação de portas giratórias, detectores de metais, portarias exclusivas, construção de muros altos, revistas em mochilas, obrigatoriedade de muros altos e até reconhecimento facial para acesso às unidades de ensino”.
Esta semana, o secretário de Estado de Segurança Pública, Américo Gaia, em audiência na Assembleia Legislativa do Acre, reafirmou que a Polícia Civil segue investigando os perfis em rede social que fazem ameaças de ataques a escolas. Ele pontuou que mais de 20 perfis já foram derrubados das redes sociais, além de identificar os autores.