Criada pela vereadora Lene Petecão (PSD) por meio de um projeto de lei aprovado e sancionado em 2015, a
Semana Municipal de Agricultura Familiar, incluída no calendário anual de eventos do Município na última semana do mês de julho, tem por objetivo propor um debate de melhoria das condições de produção em Rio Branco.
Nesta terça-feira (28), Lene reforçou a necessidade de fortalecer as associações dos pequenos produtores, as cooperativas e a comercialização do que é produzido, além da criação de políticas públicas para a consolidação da agricultura familiar.
A vereadora afirmou que a data por ela criada abre uma oportunidade no calendário para que os próprios agricultores discutam, entre outras coisas, escoamento, profissionalização, tecnologias e desenvolvimento.
"Precisamos valorizar nossa gente, nossa agricultura, precisamos criar meios para que esta agricultura chegue ao consumidor final sem atravessadores, porque eles encarecem os produtos. Precisamos profissionalizar e oferecer alternativas aos nossos agricultores. Estaremos desta forma respeitando e agregando valores aos nossos produtores rurais."