As duas únicas mulheres que vão compor a próxima legislatura da Câmara Municipal de Rio Branco devem disputar a presidência da Casa. São elas: Lene Petecão (PSD), reeleita com 1.789 votos, e Michelle Melo (PDT), eleita com 3.576 votos, a mais bem votada do pleito do dia 15 de novembro.
Atual vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Lene Petecão não esconde de ninguém seu desejo de presidir a Casa nos próximos dois anos. Para isso, ela já antecipou sua campanha interna pedindo apoio dos seis vereadores reeleitos e dos futuros colegas de parlamento. Conversou inclusive com sua futura colega e eventual adversária pelo comando do Legislativo municipal.
Lene afirma que está "no campo de um diálogo franco. Já externei o meu desejo ao meu partido, ao senador Petecão, mas sem que ele tenha interferência. O meu diálogo é direto com os vereadores", diz.
Michelle Melo, por outro lado, afirma que a executiva do PDT e os vereadores eleitos do partido, Fábio Araújo, Jaoquim Florêncio e ela devem se reunir na próxima quarta-feira para discutir, entre outras coisas, a participação na disputa pelo comando do parlamento mirim.
"Ao que tudo indica nós vamos disputar", disse Michelle sem dar maiores detalhes.
Nos corredores da Câmara há comentários de que N. Lima, vereador reeleito pelo PP, estaria interessado em concorrer ao cargo. Ao Notícias da Hora, ele negou, porém não descartou integrar a próxima Mesa Diretora. O parlamentar afirmou também que defende primeiro um diálogo interno no PP, que terá uma bancada de três vereadores, para depois discutir eleição da Mesa.
Bocalom não vai interferir
Pregando um novo modelo de fazer política sem a famosa barganha, o prefeito eleito Tião Bocalom tem dito que não vai interferir nas eleições da Câmara Municipal de Rio Branco e tampouco na atuação do Legislativo, o que foi elogiado por Lene e N. Lima.
Os dois vereadores que integram a base de partidos que ajudaram a eleger Bocalom também dizem defender a autonomia e independência do Legislativo.
Na manhã desta segunda-feira (30), Bocalom disse em entrevista ao Café com Notícias, da TV5, apresentado pelo jornalista Washington Aquino, que "quer inaugurar um novo momento na relação da prefeitura com a Câmara Municipal e com os políticos".
"Eu sei que não é fácil. Mas nós vamos tentar quebrar essa forma de relação entre Executivo e Legislativo, entre Executivo e políticos. Eu tenho muita fé em Deus que nós vamos poder mostrar que podemos montar uma bela equipe com todos que ajudaram na campanha. A verdade é que nós vamos olhar com um maior carinho a todos aqueles que vem acreditando no nosso projeto."
A não interferência do chefe do Executivo na disputa da Câmara deixa o caminho livre para que os vereadores, incluindo os de oposição, articulem apoios entre si.