..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Levantamento do TSE aponta PCdoB entre as três maiores forças em número de filiados no Acre

Levantamento do TSE aponta PCdoB entre as três maiores forças em número de filiados no Acre

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de junho deste ano, apontam que o Partido Comunista do Brasil, o PCdoB, tem o terceiro maior número de filiados no Acre, ficando à frente de partidos como Progressistas, que governa o Estado e tem em sua estrutura três deputados federais e três estaduais. De acordo com o levantamento, o PCdoB tem hoje 7.036 filiados. O PP de Gladson Cameli e Mailza Assis não passa de 6.982 membros.

O Partido dos Trabalhadores lidera com 8.835 filiados, contra 8.531 do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). O percentual de filiados representa 0,056% e 0,054% nos dois partidos citados, respectivamente.

WhatsApp_Image_2023-07-19_at_09.33.09.jpeg

Já o Novo, partido do governador Romeu Zema, de Minas Gerais, é o menor no Acre. Tem apenas 29 filiados à sigla. O PSDB ocupa o quinto lugar, com 5.934 filiados, ocupando o sétimo lugar no ranking. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Gonzaga, é uma das lideranças do partido.

O presidente do PCdoB no Acre, o ex-deputado estadual, Eduardo Farias, destacou os números. Disse que apesar de todo o preconceito que o partido sofreu ao logo de seus 100 anos, isso mostra que o partido está no rumo certo. Ele afirmou que esse crescimento se dá em virtude do “cuidado com o partido” e pela “democracia interna” estabelecida.

WhatsApp_Image_2023-07-19_at_09.33.10.jpeg

“O cuidado o partido, as conferências realizadas a cada dois anos, debatendo políticas partidárias, ouvindo os filiados. A democracia interna deve ser um dos atrativos. Também a defesa intransigente do direito às liberdades e a democracia. Liberdade religiosa, de pensamento, de orientação sexual. Não temos cortes e nem recortes das minorias. Somos intransigentes na defesa da democracia”, disse Eduardo Farias.

Ainda de acordo com o presidente, “essa posição nos dá muito orgulho, porque o PCdoB sofre pressão desde a sua fundação. Nenhum outro partido sofre a pressão tão grande quanto os comunistas. Nestes 100 anos sofreu todos os dias um ataque”.

WhatsApp_Image_2023-07-19_at_09.33.10-2.jpeg

O deputado estadual Edvaldo Magalhães comemorou os resultados. Disse que o PCdoB tem uma militância orgânica e aguerrida, responsável por manter o partido ativo nos grandes debates da sociedade, seja por meio de mandatos eletivos, seja nas ruas. “Esses números mostram a força do PCdoB e o quanto o nosso partido tem se firmado ao longo desses seus 100 anos na defesa das principais causas do nosso povo. São resultados que nos orgulha muito e revela que as pessoas têm sede de justiça social e esta é a proposta do nosso partido”, comentou.

WhatsApp_Image_2023-07-19_at_09.33.10-3.jpeg