A licitação que visa contratar empresas para administrar o transporte coletivo de Rio Branco já tem data para acontecer: 03 de janeiro de 2024. A informação está no Diário Oficial da União, edição desta segunda-feira, dia 13. O edital para que as empresas acessem as regras do certame também já está disponível, e poderá ser retirado até o dia 02 de janeiro próximo, diretamente com a Comissão Permanente de Licitações-CPL.
A proposta da prefeitura é repassar a concessão dos serviços, hoje operados única e emergencialmente pela Ricco Transportes, e garantir o pleno funcionamento do sistema. Contudo, a prefeitura já teve dificuldade em fazer contratação emergencial da Ricco, e está tendo de dar dinheiro à empresa, para manter os ônibus circulando.
Nesta semana, a Ricco Transportes anunciou que deseja entregar 13 linhas que são operadas atualmente pelos ônibus da empresa na capital. A Ricco tenta pressionar prefeitura, população e vereadores a garantir mais de R$ 1 milhão que a prefeitura tenta repassar à concessionária como um subsídio para recompor possíveis prejuízos.