..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Lira defende anistia de Jair Bolsonaro no 8 de janeiro, e não acredita em tentativa de golpe: “não houve!”

Lira defende anistia de Jair Bolsonaro no 8 de janeiro, e não acredita em tentativa de golpe: “não houve!”

O vereador eleito de Rio Branco, Joabe Lira, afirmou nesta quinta-feira, dia 05, durante o podcast Papo Informal, transmitido ao vivo pelo Notícias da Hora, que defende a anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro de penas ou condenação por possível tentativa de Golpe de Estado e envolvimento com o episódio do 8 de janeiro, quando “bolsonaristas” depredaram prédios dos Três Poderes em Brasília (DF).

Segundo Lira, não há evidencias que comprovem a tentativa de golpe de Bolsonaro, ou o comando ou autorização dele para a depredação ocorrida no dia 8 de janeiro de 2023, uma semana após a posse do presidente Lula para comandar o país por quadro anos. Naquele dia, prédios da Suprema Corte do país, a sede do Congresso Nacional, e o Palácio do Planalto, foram invadidos e ficaram parcialmente destruídos por apoiadores de Jair Bolsonaro.

“No meu entendimento é um crime impossível. Não houve tentativa de golpe. Tentativa de golpe na minha opinião não. Na minha opinião, não, mas de acordo com o Poder Judiciário ele está respondendo por isso. A gente pede anistia por isso. Não houve tentativa de golpe, houve uma manifestação”, avalia Joabe Lira.

Lira, que assumirá uma cadeira de vereador da maior cidade do Acre no dia 1º de fevereiro de 2025, quer ser presidente do parlamento municipal, e deseja ter o apoio do prefeito e de todos os outros 20 vereadores eleitos no pelito do ultimo mês de outubro. Joabe, após eleito, retomou a cadeira de secretário de Cuidados com a Cidade, e deixará o cargo apenas para assumir a cadeira de vereador.