A distância entre Cruzeiro do Sul e Lima- Peru, pelas vias existentes é de 3.038 km. Com uma ligação por Pucallpa, a distância seria de aproximadamente 1000km. Ou seja, seria reduzida em 1/3.
De Rio Branco para a capital do Peru, o trajeto também seria reduzido. Pelas estradas existentes, é preciso andar 2404 km. Saindo da capital do Acre em direção à Lima por Cruzeiro do Sul/ Pucalpa a distância seria de aproximadamente 1650 Km.
A estrada objetiva transformar-se na principal rota de escoamento da produção, não apenas para o Peru, mas para os demais países como Colômbia e Equador. "Hoje o nosso principal produto de exportação é a madeira que para ir pra Ásia precisa ir até Porto Velho e de lá pegar uma balsa até poder chegar ao porto em Belém para ser encaminhado. Com a ligação via Pucallpa vai direto para os portos do Pacífico ", destaca o deputado Luiz Gonzaga (PSDB), que acrescenta o quanto facilitaria para a exportação do couro, que atualmente tem que ir até o Sudeste para poder ser embarcado para a Europa e Ásia.
A ligação via terrestre, em linha reta, vai passar por dentro do Parque Nacional da Serra do Divisor e pretende ainda ser um fator de incentivo ao turismo, com a possibilidade de viagens de carro e ônibus por toda a América do Sul." Poderá ser o fator de desenvolvimento de toda aquela região e do Acre como um todo", destaca Gonzaga.