O deputado Luiz Gonzaga (PSDB), está trabalhando o fortalecimento do setor madeireiro, aí incluído o setor moveleiro. Ele percorreu algumas madeireiras entre Sena Madureira e Tarauacá em companhia da deputada federal Mara Rocha e do vice-governador major Rocha.
A madeira já é o principal produto de exportação do Acre, tendo superado a carne bovina. Alguns estabelecimentos já trabalham com a exportação para a Europa e Estados Unidos e outras para os estados do Sul-Sudeste do Brasil.
"Precisamos incentivar as madeireiras que trabalham de forma responsável, mas fundamentalmente necessitamos agregar valor. Estamos em negociação com fábricas de móveis que manifestaram interesse em se estabelecer em Tarauacá e Cruzeiro do Sul", comemorou Luiz Gonzaga.
Apenas uma das madeireiras visitadas, justamente a que só pratica a exportação interna, paga uma média R$ 800 mil/ ano de impostos; utiliza 400 mil litros/ ano de combustível e gasta em média R$ 900 mil/ ano em peças e serviços mecânicos. Gera mais de 40 empregos diretos e outros 30 indiretos.
"Isso movimenta a toda a economia interna. Funcionários e patrões gastam no comércio local e fazem o dinheiro circular", explica Gonzaga.