Uma mulher com quatro filhos foi retirada de uma área na cidade de Tarauacá pela polícia nesta quinta-feira (24) após um cumprimento de mandado de reintegração de posse. O terreno, segundo a prefeitura, pertence ao governo federal e foi cedido ao Município. Em um vídeo, a mãe de família se revolta como a ação.
Outras quatro famílias, também atingidas pela decisão judicial, concordaram com a remoção, e foram remanejadas para um terreno da prefeitura.
Em nota, prefeitura informou que houve a “realocação das famílias” e que “procedeu com a desmontagem das casas pertencentes às quatro famílias que haviam concordado com a remoção. As habitações estão sendo reconstruídas em um terreno de propriedade municipal, onde as condições de infraestrutura e segurança foram consideradas apropriadas para o reassentamento”.
A nota continua: “Lamentavelmente, a quinta família optou por não aceitar a remoção e permanecer no terreno ocupado. Nesse contexto, foi necessário solicitar o auxílio das forças de segurança para o devido cumprimento de ordem judicial e efetuar a desocupação. Salientamos que essa medida foi adotada como último recurso, após esgotadas todas as tentativas de diálogo e conciliação.
Inicialmente, a equipe da assistência social realizou o cadastramento das cinco famílias que ocupavam o referido terreno. Dentre essas famílias, quatro delas concordaram com a remoção para um novo local determinado pela Prefeitura, com o compromisso de proporcionar condições de moradia adequadas”.