..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Mais de 200 contribuintes no Acre irão declarar Imposto de Renda Pessoa Física com multa

Mais de 200 contribuintes no Acre irão declarar Imposto de Renda Pessoa Física com multa

A temporada de declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2024, para quem deixou de regularizar sua situação junto ao fisco, no prazo limite, teve início na segunda-feira, 3.

De acordo com o órgão tributário, 216 contribuintes não declararam o IRPF. Todos deverão pagar multa.

Até a última sexta-feira, 31 de maio, 109.467 declarações foram entregues no Estado, número próximo à expectativa da Receita, que esperava um aumento de 4% em comparação ao ano anterior.

Para aqueles que se encontram em situação de atraso, a Receita Federal reitera que é fundamental regularizar a situação o quanto antes.

As penalidades para atraso incluem uma multa de 1% ao mês ou fração de atraso, limitada a 20% do valor do imposto devido, com uma multa mínima de R$ 165,74 para aqueles obrigados a declarar, mesmo sem imposto a pagar.

Os contribuintes em atraso podem enviar sua declaração através do Programa Gerador da Declaração (PGD), disponível para download no computador, ou pelos aplicativos Meu Imposto de Renda e e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).

Entretanto, ao submeter a declaração em atraso, os contribuintes receberão uma notificação de lançamento da multa, acompanhada do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para pagamento.