A temporada de declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2024, para quem deixou de regularizar sua situação junto ao fisco, no prazo limite, teve início na segunda-feira, 3.
De acordo com o órgão tributário, 216 contribuintes não declararam o IRPF. Todos deverão pagar multa.
Até a última sexta-feira, 31 de maio, 109.467 declarações foram entregues no Estado, número próximo à expectativa da Receita, que esperava um aumento de 4% em comparação ao ano anterior.
Para aqueles que se encontram em situação de atraso, a Receita Federal reitera que é fundamental regularizar a situação o quanto antes.
As penalidades para atraso incluem uma multa de 1% ao mês ou fração de atraso, limitada a 20% do valor do imposto devido, com uma multa mínima de R$ 165,74 para aqueles obrigados a declarar, mesmo sem imposto a pagar.
Os contribuintes em atraso podem enviar sua declaração através do Programa Gerador da Declaração (PGD), disponível para download no computador, ou pelos aplicativos Meu Imposto de Renda e e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).
Entretanto, ao submeter a declaração em atraso, os contribuintes receberão uma notificação de lançamento da multa, acompanhada do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para pagamento.