Diante do cenário de calamidade pública causado pela pandemia do Covid-19, mais conhecido como coronavírus, a bancada federal acreana se reuniu, por videoconferência, para reavaliar a destinação dos recursos da bancada ao Orçamento Geral da União (OGU) de 2020. O deputado federal Flaviano Melo (MDB-AC) indicou R$ 16,4 milhões, via Secretaria de Estado de Saúde do Acre (SESACRE), para atender todo o Estado.
“Com a saúde não se brinca. Em um momento delicado como este é muito importante colocarmos a vida da nossa gente em primeiro lugar. Estes mais de R$ 16 milhões que indiquei, serão repassados para atender todos municípios acreanos. Nunca olhei cores partidárias para ajudar quem precisa. É hora de esquecer todas as diferenças e nos solidarizar com os mais frágeis”, ponderou Flaviano.
A possibilidade do remanejamento do recurso já indicado está amparado pelo mecanismo do Governo de Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional Decorrente do Coronavírus (Ação 21CO).
A Emenda de Flaviano poderá ser utilizada para financiar serviços de saúde na atenção básica, de média e alta complexidade; adquirir e distribuir medicamentos e insumos; compra de equipamentos, contratação temporária de pessoal; realização de pesquisas; e divulgação de informações à população.