O deputado federal Manuel Marcos (Republicanos) apresentou na Câmara dos Deputados proposta de implantação do CEJAA- Centro Especializado na educação de Jovens e Adultos Autista no município de Rio Branco (AC).
O parlamentar se baseia em números do IBGE. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no Acre há mais de 10 mil jovens e adultos com autismo que não tem acompanhamento especializado na rede de ensino.
“Nossa solicitação leva em consideração que o município de Rio Branco não tem nenhum centro especializado que capacita jovens autistas para ingressarem no mercado de trabalho por meio de oficinas e cursos profissionalizantes”, afirma o republicano.
Em seu requerimento Manuel Marcos destaca que a capacitação será de acordo com a habilidade do jovem, como por exemplo: arte, culinária, informática, música, entre outras profissões que ofereça melhor qualidade de vida a jovens e adultos, além de atendimento terapêutico, envolvendo médicos, educadores, psicopedagogos, musicistas, psicomotricistas, entre outros especialistas.