O deputado federal Manuel Marcos (PRB) solicitou informações ao Ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, informações sobre o andamento dos estudos de viabilidade de construção da das BR's 409 e 307 no Estado do Acre que integrariam três municípios dos chamados isolados.
“Como representante do povo solicito as referidas informações, pois, a população menos favorecida economicamente sofrem em viagens de barco, que no período de seca dos rios chega a durar até 14 dias, o transporte fluvial não oferece qualidade nem segurança para os passageiros, eles viajam em embarcações que transportam cargas de mercadorias e até combustíveis para esses municípios”, afirma o parlamentar.
O Estado do Acre ainda tem quatro municípios isolados via terrestre: Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Santa Rosa do Purus e Jordão. A população desses quatro municípios é de 44 mil pessoas. A BR-307 integraria os municípios de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter a Cruzeiro do Sul, na região do Juruá. Já a 409 ligaria o município de Santa Rosa do Purus ao de Feijó.
Manuel Marcos afirma que o anúncio por parte da Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes DNIT no Estado do Acre em 2016 divulgou que em 2017 seria iniciado um estudo de viabilidade de construção das referidas BR´s e que esse estudo ficaria pronto em dois anos.
“Esse estudo é de fundamental importância para darmos respostas para a população e amenizar os transtornos vividos pelas pessoas que moram nesses municípios isolados no Estado do Acre”, encerrou.