O deputado federal Manuel Marcos (Republicanos) está preocupado com o volume de poluição no igarapé São Francisco, importante manancial que corta a cidade de Rio Branco, mas que é vítima do abandono e descaso pelo poder público e do descuido da população dos bairros que o margeiam.
Por isso, o parlamentar encaminhou ao ministro Ricardo Sales, do Meio Ambiente, uma solicitação para a revitalização urgente do igarapé. O ministro esteve há três meses em Rio Branco e conheceu parte da realidade ambiental local.
Manuel Marcos relembra que o volume de esgoto despejado no São Francisco sem nenhum tipo de tratamento supera o volume de água, o que causa a morte de peixes devido a falta de oxigênio.
“O igarapé São Francisco tem sua extensão em torno de 20 km dentro do município de Rio Branco e passa por 17 bairros da capital. Mesmo estando em uma área de proteção ambiental seu curso está comprometido devido ao aumento de assoreamento do rio, a diminuição da calha fluvial e a retenção de entulhos. É importante que o Ministério do Meio Ambiente tome medidas urgentes junto aos órgãos competentes no intuito de preservar e salvar o igarapé São Francisco”, afirma o parlamentar, que aguarda resposta do Ministério.