..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Mara Rocha anuncia emenda de R$3 mi para construção de Centro de Atendimento ao Autista

Mara Rocha anuncia emenda de R$3 mi para construção de Centro de Atendimento ao Autista

A Deputada Federal Mara Rocha (PSDB/AC) anunciou o empenho de uma emenda parlamentar de sua autoria para a construção do Centro de Referência para Atendimentos de Pacientes com Transtorno de Espectro Autista.

“Esse é um compromisso que firmei com a Família Azul do Acre (AFAC). Temos entre 10 a 11 mil autistas no Acre se seguirmos as projeções da Organização Mundial de Saúde (OMS). Foram muitas dificuldades, muitas reuniões entre a minha assessoria, a Sesacre e os representantes da Família Azul para se chegar ao projeto final de construção do CERIII, que atenderá a autistas e seus familiares, garantindo um tratamento mais completo e com qualidade, por ser especializado e individualizado”, afirmou a parlamentar tucana.

O Transtorno de Espectro Autista envolve diversos profissionais, como psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outros. O novo espaço deverá reunir esses tratamentos para os pacientes, de forma centralizada, garantindo também, um maior conforto aos familiares, que irão se deslocar para um único local.

Mara Rocha esclareceu que está trabalhando para garantir o pagamento de outras emendas na área da Saúde: “Destinei recursos para a Secretaria de Saúde do Estado para a compra de equipamentos para o Centro de Fisioterapia, para a ampliação da rede de Nefrologia e para a construção desse Centro. São anseios antigos da população e quero garantir que esses recursos sejam pagos, de forma rápida, para que a população do Acre tenha um atendimento especializado da forma que merece”.

Abrahão Púpio, presidente da Família Azul, agradeceu à sensibilidade da parlamentar com a causa. Destacou que espera que a SESACRE licite o mais rápido possível para ser iniciadas as construções. Só após isso os serviços poderão ser efetivamente prestados. "Temos no Estado poucos neuropediatras. Recentemente evoluímos de 2 para 5 na FHUNDACRE. Há muitas pessoas aguardando consulta ou retorno há quase 2 anos. Destas, muitas sem diagnóstico fechado. O que inviabiliza acesso à medicação, disputa de vagas limitadas em terapias e requerimento para recebimento de benefício de prestação continuada (BPC) pelo INSS.