..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Mara Rocha cobra maior agilidade da Caixa Econômica para pagamento do auxílio emergencial

Mara Rocha cobra maior agilidade da Caixa Econômica para pagamento do auxílio emergencial

A Deputada Federal Mara Rocha (PSDB/AC) encaminhou ofício ao Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Duarte Guimarães e ao Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, cobrando maior agilidade no pagamento das parcelas do Auxílio Emergencial de R$ 600,00.

A parlamentar questionou a portaria da CEF que determinou a abertura obrigatória de contas digitais, mesmo para quem já possui contas de poupança naquele banco: “Essa exigência de abertura de contas digitais causará enormes embaraços, estamos tratando de pessoas vulneráveis, sem grande experiência com transações bancárias por aplicativo e a nova burocracia foge totalmente ao objetivo da lei que criou o Auxílio, que buscou trazer tranquilidade para os brasileiros pobres em um período de tanta incerteza”.

“Não é demais lembrar que, para receber o dinheiro, o beneficiário terá de ter acesso a um celular capaz de gerar um dispositivo digital de segurança, ou terá de ir à agência para resolver a situação. E isso deve ser outra fonte de preocupação, já que várias localidades do interior não possuem agências bancárias. Isso levará a uma corrida aos maiores centros urbanos, gerando ainda mais aglomeração nas agências e, consequentemente, aumentando o risco de contaminação por Covid-19”, explicou a deputada.

“Estamos vivendo um momento de grave crise sanitária e de isolamento social, essa é a única fonte de renda para milhões de brasileiros e a burocratização no repasse dos recursos pode gerar o caos em uma parcela da população que está entre a incerteza e a desesperança”, finalizou Mara Rocha.