..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Mara Rocha faz pronunciamento protestando contra aumento na tarifa de energia elétrica

Mara Rocha faz pronunciamento protestando contra aumento na tarifa de energia elétrica

Na tarde dessa quarta-feira (09/12), a Deputada Federal Mara Rocha (PSDB/AC) ocupou a Tribuna da Câmara dos Deputados para se pronunciar contra o aumento na tarifa de energia elétrica no Acre, autorizado pela ANEEL.

A parlamentar tucana informou que, em na 46ª Reunião Pública Ordinária da Diretoria da ANEEL, ocorrida na manhã da terça-feira, dia 08/12, foi autorizado o aumento médio de quase 3%, enquanto Rondônia teve um decréscimo nos valores de sua tarifa.

“Hoje o Acre foi surpreendido com um aumento de 3,42% para os consumidores de alta tensão e 2,86% para os consumidores de baixa tensão. Enquanto isso, nosso vizinho, o Estado de Rondônia, foi premiado com uma redução, justa, de – 11,29%. Segundo a diretoria da Aneel, a redução na tarifa de Rondônia foi possibilitada por causa da conta covid, empréstimo criado para o setor por causa do impacto da pandemia, e da MP do setor elétrico (medida provisória 998), assinada em setembro com o objetivo de reduzir a conta de luz nos Estados da região Norte. A minha pergunta é: Será que o Acre não faz mais parte da Região Norte?”, enfatizou a parlamentar.

Mara Rocha aproveitou o ensejo para solicitar o apoio do plenário da Câmara para a instalação da CPI da ANEEL: “Essa CPI foi pedida pelo Deputado Leo Moraes, em dezembro de 2019 e até agora não foi instalada. É preciso investigar a cumplicidade da Agência com as empresas distribuidoras de energia. Precisamos garantir que a ANEEL cumpra seu papel institucional e pare de cumprir o papel de advogada da Energisa”, finalizou.