Cinco senadores-membros da CPI das ONGs, entre os quais o acreano Marcio Bittar (União Brasil), reuniram-se na tarde desta terça-feira (31) com a procuradora-geral da República interina, Elizeta de Paiva Ramos. O objetivo do encontro foi entregar a ela denúncias contra a atuação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na Reserva Chico Mendes, no Acre.
Segundo Bittar, as acusações entregues à procuradora foram feitas durante uma diligência da CPI na Resex Chico Mendes, no dia 19 de outubro.
Dos moradores da reserva, os membros da CPI ouviram naquela ocasião que agentes governamentais fortemente armados depredam suas residências, bem como o ICMBio os impede de criar vacas. Segundo os denunciantes, até mesmo a abertura de escolas na região é dificultada pelo instituto, que também costuma demorar em cadastrar novos moradores.
“Nesse primeiro momento, os senadores concentraram-se em levar denúncias que foram recebidas pela CPI na diligência que fizemos na Resex Chico Mendes”, confirmou o relator da CPI das ONGs, Marcio Bittar.
Os membros da CPI que participaram do encontro desta terça esperam que as denúncias sejam apuradas pela Procuradoria Geral da República.
Além de Marcio Bittar, participaram do encontro com Elizeta Ramos os senadores Plínio Valério (presidente), Jaime Bagattoli, Damares Alves e Doutor Hiran.