Em visita às famílias atingidas pela cheia do rio Acre abrigadas no Parque de Exposições Willdy Viana, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e o senador Marcio Bittar (UB), almoçaram no local nesta sexta-feira (31) e falaram em parceria para amenizar os impactos das enchentes.
Bocalom informou que a prefeitura já injetou mais de R$ 20 milhões de recursos próprios para assistência dos desabrigados. O dinheiro é destinado à compra de mantimentos e a execução do Projeto Recomeçar, previsto para ser votado na Câmara Municipal de Rio Branco na próxima semana.
Há no Parque de Exposições 309 famílias. Com o nível do rio Acre subindo a tendência é de elevação no volume das águas.
“Eu agradeço imensamente ao senador Marcio Bittar por ter vindo acompanhar o nosso trabalho, sei que é um momento de sofrimento com pessoas que perderam tudo. A vinda do senador para verificar in loco tudo que a prefeitura em parceria com o estado está fazendo, é fundamental. E aqui no parque, onde temos mais de 800 pessoas, para nós é fundamental. Estamos correndo atrás de amenizar o sofrimento das pessoas, sabemos que não resolve, mas estamos atrás de amenizar”, disse o prefeito.
O senador voltou a defender soluções definitivas para diminuir o impacto das enchentes do igarapé São Francisco e do rio Acre na capital.
“A Prefeitura de Rio Branco está de parabéns! Vai gastar entre o que já foi e o que está previsto, mais de R$ 20 milhões dos cofres da própria gestão e o Governo Federal também está ajudando e vai ajudar mais. Logo, vem o momento da reconstrução, o prefeito vai a Brasília e a bancada inteira estará ao lado dele para esse outro momento que é mais recurso para a reconstrução. É bonito ver o empenho do prefeito e das pessoas, funcionários e voluntários que se disponibilizaram a servir a refeição… dentro do sofrimento como disse o prefeito, amenizando a dor de muitas famílias.”
Márcio e Bocalom também visitaram a escola Álvaro Vieira da Rocha, no bairro Conquista, que também recebe famílias afetadas pelas enchentes, e se reuniram no Corpo de Bombeiros com o comando da instituição.