O ex-prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), comentou a aprovação da convocação dele, nesta terça-feira, dia 30, para depor à CPI do Transporte Coletivo, que corre na Câmara Municipal, sob a presidência da vereadora Michelle Melo (PDT). Alexandre deve ser ouvido na primeira quinzena de dezembro, e vai ter que esclarecer as medidas tomadas por ele referentes ao sistema de transporte público da capital.
Em um áudio, o ex-prefeito petista alegou que enquanto foi gestor da capital acreana, entre 2013 e 2018, atuou para melhorar o serviço de transporte coletivo, e destacou que está tranquilo para ir à camara depor. Pede, contudo, que a CPI se mantenha preocupada em encontrar soluções para o sistema, e que não se torne palanque político para vereadores ou pessoas que queiram se aproveitar da situação.
“A gente fez tudo pelo sistema, sabendo que é um grande desafio, não só para Rio Branco, mas para praticamente todas as capitais do país. Todo esforço é necessário, mas ainda temos muito a avançar. No momento estou viajando, então vamos pedir que seja adiado para o dia 13. O que eu espero da CPI é que seja algo que possa trazer soluções, e que não se transforme em um palanque político”, destaca.
Além de Marcus Alexandre, também será convocada a depor, como testemunha, a ex-prefeita Socorro Neri (PSB). Ambos são obrigados a se apresentar à comissão de investigação. Outra pessoa que será convidada, mas não tem a obrigação de depor à CPI, é a promotora Alessandra Marques, da Especializada em Defesa do Consumidor, uma das personagens que mais conhece os problemas do sistema.
Veja, abaixo, a lista de convocados e convidados.
TESTEMUNHAS: 1- Marcus Alexandre, ex-prefeito 2- Socorro Neri, ex-prefeita 3- Gabriel Forneck, ex-superintendente RBTRANS 4- Nélio Anastácio, ex-superintendente RBTRANS 5- Sawana Carvalho, ex-superintendente RBTRANS 6- Anízio Alcântara, atual superintendente RBTRANS 7- Clendes Vilas Boas, diretor de Transporte da Rbtrans
CONVIDADA: 1- Alessandra Marques, promotora do Consumidor do MP