O candidato a prefeito pela Coligação Bora Rio Branco, Marcus Alexandre, segue apresentando suas principais propostas para a área da saúde na capital. Entre os compromissos, destacam-se a construção de novas unidades de saúde, a ampliação de policlínicas, e a criação do programa "Mais Médicos Municipal", para garantir maior acesso aos serviços médicos e melhorar o atendimento à população.
Marcus anunciou que pretende construir uma nova Policlínica como a do Barral y Barral no Segundo Distrito, além de transformar a unidade de saúde Roney Meirelles em outra policlínica, totalizando três policlínicas na cidade. A ideia é oferecer mais estrutura para o atendimento especializado e descentralizar os serviços de saúde. "O Barral y Barral é prova de que o trabalho pode ser feito, e vamos repetir esse resultado no Segundo Distrito", disse o emedebista
Além das policlínicas, o candidato se comprometeu a construir unidades de saúde em bairros que ainda possuem cobertura, como Custódio Freire, Montanhês, Vila Betel, Apolônio Sales, na regiõe do Ramal São João, e no Km 100 da Transacreana.
A fala de Marcus vem em meio às reclamações da população sobre a atual situação da saúde pública em Rio Branco. Antonieta da Silva, paciente do serviço municipal de saúde, criticou o atendimento. "Você chega de madrugada, 4 horas da manhã, pra conseguir pegar uma ficha. E o atendimento tanto das pessoas que atendem, como dos médicos, não é de qualidade". Eline Barbosa também relatou a frustração de precisar enfrentar longas filas. "A pessoa chega de madrugada pra marcar uma consulta e não conseguir, é frustrante. Não é fácil não", lamentou.
Mais Médico Municipal e Corujão da Saúde para exames
Outro ponto de destaque no plano de Marcus Alexandre é o programa "Mais Médicos Municipal", inspirado em iniciativas do governo federal. O objetivo é facilitar a contratação de pediatras, ginecologistas e outros especialistas para reforçar a rede de saúde. "Vamos criar um mecanismo desburocratizado para trazer mais profissionais e garantir atendimento de qualidade para nossas crianças e mulheres", afirmou o candidato.
Marcus também propôs a criação de um centro especializado para o atendimento de crianças com autismo e TDAH, que contará com uma equipe multidisciplinar, incluindo fonoaudiólogos, fisioterapeutas e outros profissionais. Além disso, ele apresentou a proposta de firmar parcerias com clínicas privadas para realizar mutirões de exames, inspirados no "Corujão da Saúde", implementado em São Paulo. A ideia é utilizar a estrutura dessas clínicas após as 17h, realizando exames de forma mais rápida e diminuindo as filas de espera da rede pública.