Um convite feito à vice-prefeita, Marfisa Galvão (PSD) está movimento os bastidores da política acreana. A primeira-dama do PSD está prestes a assumir uma secretaria na estrutura estadual.
Marfisa, que está em São Paulo realizando exames e consultas médicas de rotina, para assumir o cargo de secretária, teria que renunciar o posto de vice, o que para ela não seria um problema já que sua relação com o velho Boca está estremecida.
Nas últimas semanas, Marfisa Galvão recebeu para uma conversa "informal" o secretário de Governo, Alysson Bestene e o fiel escudeiro de Gladson Cameli, Júlio Cesar, o "Roxinho", que fizeram o convite.
A reportagem do NH conversou com uma fonte palaciana que confirmou o convite, inclusive dando detalhes da conversa.
De acordo com a fonte, o convite feita a Marfisa é parte de um planejamento político visando as disputas eleitorais de 2024 e 2026. A fonte revelou ainda que as tratativas entre Marfisa e os emissários do Palácio Rio Branco já está em fase final, esperando somente a , então, vice-prefeita, chegar de viagem.
"A Marfisa numa Secretaria teria o protagonismo que precisa para uma carreira política sólida, o que como vice não aconteceu. Já está quase tudo certo, inclusive já está em poder da Segov uma relação com os 60 nomes da equipe que irá acompanhar ela", disse a fonte.
Em conversa por meio de aplicativo de troca de mensagens, Marfisa Galvão, a princípio tentou negar qualquer negociação, mas, minutos depois disse que "Se eu for convidada, aceitarei com certeza". E seguiu afirmando que houve uma converaa informal, mas que não encaminhou qualquer tipo de documento à Segov.
"Já tive uma conversa com um amigo secretário de governo, sobre esse assunto. Mas nada formal. Apenas comentei da equipe que me ajudou no Municipio que são de excelência!!!
Porém foram somente conversas, não houve da minha parte envio de documentos não.
Tive que viajar para fazer meus exames de rotina que sempre faço em seis e seis meses. Então as conversas não avançaram", disse a vice-prefeita ao responder os questionamentos da reportagem.
O NH também falou com o secretário Alysson Bestene, que, como era esperado, afirmou desconhecer qualquer tipo de conversa com Marfisa. Ao ser questionado sobre ter sido o porta-voz do convite governamental, Bestene não respondeu mais.
Marfisa Galvão retorna a Rio Branco até o final da semana e as conversas serão retomadas.
As secretarias oferecidas à Marfisa são a de Assistência Social e Direitos Humanos e a da Mulher, ficando a cargo da própria Marfisa a definição de qual pasta comandará.
Também foi repassada pela fonte, a informação, de que uma composição política visando a disputa municipal de 2024 acompanha o convite feito a Marfisa Galvão.