A prefeita de Tarauacá, Maria Lucineia (PDT), candidata à reeleição, disse que o diferencial do seu plano de governo para 2025 é a reinserção de condenados da Justiça na sociedade. Ela pontuou que vem trabalhando uma parceria com o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Justiça do Acre.
“Eu estava exatamente reunida com Ministério Público e Tribunal de Justiça, que é inserir os presidiários na sociedade para que eles não voltem a cometer os crimes, tanto que é uma sociedade ferida. Muitos estão ali em exclusão da sociedade, mas inclusão no sistema prisional, que muitas vezes não dá a oportunidade para esse presidiário trabalhar ali dentro ou ser inserido quando ele sai. Vai ser um dos maiores desafios”, disse Maria Lucineia.
Ainda de acordo com Maria Lucineia as despesas do Estado com uma pessoa mantida presa são altas. “Cada preso equivale a R$ 3 mil para o Estado. Por isso, o Ifac mostra que a Educação é um dos caminhos para que lá não aumente o nosso presídio. O maior desafio vai ser essa inclusão, o trabalho mesmo, a mão de obra, com projetos sólidos para que eles venham trabalhar na nossa sociedade”.