Encontro coordenado pela Casa Civil vai discutir situação de incêndios que provocam cortina de fumaça em algumas cidades do Sudeste e do Centro-Oeste
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi chamada para uma reunião no Palácio do Planalto na noite desta segunda-feira para discutir as queimadas que atingem o país. O encontro será liderado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e deve contar com a participação de outros ministros, como Waldez Góes, da Integração Regional.
Discussões sobre o combate aos incêndios
No domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Marina Silva se reuniram com funcionários do Ibama em Brasília para discutir e anunciar medidas contra os incêndios que afetam o interior de São Paulo e outros estados. Segundo a ministra, a Polícia Federaljá abriu 31 inquéritos relacionados aos incêndios na Amazônia e no Pantanal, além de dois em São Paulo.
Marina reforçou que Lula criou, há mais de dois meses, uma sala de situação para monitorar a estiagem e os focos de fogo. Além disso, o presidente decidiu participar de uma reunião na Casa Civil com mais de 20 ministérios e governadores dos estados atingidos, para tratar das queimadas.
Coordenação entre ministérios e órgãos públicos
A ministra destacou que os órgãos públicos estão dividindo os esforços para combater os incêndios e identificar os responsáveis. Além dos órgãos ambientais e da Polícia Federal, a Casa Civil, o Ministério da Defesa e o Ministério da Justiça estão entre os envolvidos nas operações de combate ao fogo.