O prefeito de Sena Madureira Mazinho Serafim participou da solenidade de encerramento dos trabalhos de inspeção da Corregedoria Nacional de Justiça e Workshop Governança de Terras e os Desafios da Regularização Fundiária no Estado do Acre. O evento realizado nesta quinta-feira, 13, contou com a participação do corregedor nacional de Justiça e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luís Felipe Salomão.
Para o prefeito o assunto regularização fundiária é importantíssimo para o desenvolvimento das regiões acreanas. “Acho louvável o trabalho da justiça brasileira e principalmente do nosso Tribunal de Justiça do Estado do Acre. “Debater a regularização fundiária é primordial para o desenvolvimento de nosso estado”, afirmou Serafim.
De acordo com Mazinho, o município de Sena Madureira e outros também passam por uma situação complicada com relação a divisa pela linha Cunha Gomes entre Acre e Amazonas. “Essa linha tem prejudicado muito os municípios acreanos que recebem e prestam os atendimentos de Saúde, Educacão e Assistência Social a população que no recenseamento demográfico tem sido contabilizado como do estado do Amazonas, mesmo os serviços sendo prestados pelo Acre, por meio dos municípios”, explicou Mazinho.
O prefeito disse que somente com um plebiscito teria como ajustar essa situação que os gestores acreanos vêm vivenciando. “Essa consulta por meio do plebiscito ao povo antes de uma lei ser constituída, iria ser muito importante. Porque sabemos que a população que mora na divisa entre os dois estados optariam em ser reconhecidas e cuidadas pelo Acre que vem fazendo os serviços há décadas”, disse Mazinho.