..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Mensagem de Socorro Neri à Câmara reforça discurso de crise financeira

Mensagem de Socorro Neri à Câmara reforça discurso de crise financeira

A mensagem governamental lida pelo chefe da Casa Civil da prefeitura de Rio Branco, Márcio Oliveira, foi carregada de lamentações sobre o atual momento financeiro, as dificuldades da gestão em meio ao perrengue econômico e ao mesmo tempo a garantia de investimentos em setores essenciais como saúde, educação e iluminação pública.

Ano passado, a Câmara Municipal aprovou um empréstimo de R$ 48 milhões, dinheiro cujo objetivo é a instalação de lâmpadas de led em Rio Branco.

Oliveira informou que em 2019, a prefeitura em parceria com a Energisa por meio do programa de eficiência energética investiu R$ 3, 4 milhões em iluminação em acessos como a Estrada do Aeroporto e a avenida Antônio da Rocha e em praças públicas, porém lamentou a ocorrência em pouco tempo de furtos de lâmpadas, luminárias e fiação.

"Já em 2020 temos a praças do Preventório e da Biblioteca Pública às escuras, pois foram furtados os quadros de comando, as luminárias e a fiação que recém foram instaladas", denunciou.

O chefe da Casa Civil dedicou parte de seu discurso para falar sobre o sistema de transporte coletivo e confirmou a realização de uma consulta pública sobre a tarifa com a participação da sociedade e de instituições.

"O entendimento de quem estuda o assunto é de que o transporte coletivo precisa ser uma política de Estado com financiamento público. Hoje quem financia são os próprios usuários. Em Rio Branco, desde 2013 a prefeitura subvenciona a tarifa dos estudantes que vem sendo mantida a um real e já chegou a subvencionar 30 centavos da tarifa geral utilizando o débito das empresas como tributos municipais. A última revisão da tarifa aconteceu em julho de 2018, desde então o transporte coletivo tem tido uma queda muito acentuada no número de passageiros, coisa de mais de dois milhões no último ano", observou.

Márcio Oliveira disse que a prefeitura investe em
saúde e educação acima dos limites constitucionais e falou ainda da contratação de novos profissionais na Saúde.